sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Rookgaard - Fundamentos Básicos

Ao iniciar o jogo em Rookgaard você não terá nada, nenhum item, food, level, sem coisa nenhuma.
Logo irá aparecer uma janela dizendo o que fazer para se movimentar (clique em "Close" na janela para fechar ela). Movimentar o personagem não poderia ser mais simples, há várias formas de andar:


  • usando as setas do teclado;
  • clicando com o botão esquerdo do mouse na tela do jogo onde quer ir;
  • ou clicando onde quer ir no mini-mapa que fica no canto superior direito.
Observe que as áreas no mini-mapa vão sendo reveladas a medida que você explora elas, e que se você clicar em um local para onde não há um caminho você não vai se movimentar.

Siga para a direita onde está a ponte que te leva para a próxima área, ou você pode simplesmente clicar no marcador dela no mini-mapa. No começo, o próprio jogo já insere para você alguns marcadores dos locais mais importantes onde você tem de ir. Marcar locais no mapa será importante para você encontar as coisas ou seu caminho em uma aventura, quando quiser pôr uma marca clique com o botão direito do mouse no local do mini-mapa desejado e escolha "Set mark". E para ver a descrição de um marcador, basta deixar o ponteiro do mouse sobre o marcador (como na figura ao lado).




1) Objetos... como lidar com eles: Quando chegar a uma ponte verá uma placa. Hora de aprender a ler placas! Para interagir com alguma coisa na tela, basta clicar nela com o botão direito do mouse (isso funciona tanto para coisas na tela do jogo quanto as coisas que estão com você). Abrirá uma lista de ações disponíveis para aquele objeto, e você escolhe uma clicando nela com o botão esquerdo do mouse. Essa lista se chama "menu de contexto". Vamos treinar isso, clique com o botão direito na placa e escolha "Look" (que é "olhar" em Inglês). Aí aparecerá na tela o que a placa diz.




Logo depois da ponte, você vai encontrar uma escada. Para subir esse tipo de escada ou rampas, basta andar por ela.


2) Falando com NPCs: Subindo a escada, você encontrará o seu primeiro NPC, o Santiago. NPCs são personagens controlados pelo computador, eles por exemplo podem dar informações, vender coisas, comprar, dar missões, etc.

Para iniciar uma conversa com um NPC, basta dizer a ele "hi" ou "hello" (que são "oi" ou "olá" em Inglês"). No Tibia é super simples falar alguma coisa, basta digitar e apertar a tecla"ENTER" (todos os jogadores que estiverem na sua tela de jogo te ouvirão se você escrever a mensagem no canal default). Comece uma conversa com o Santiago.

Perceba que quando você começa uma conversa com um NPC, abre um novo canal (chamado NPCs) na chanela do Tibia. Você deve continuar a conversa com o NPC dentro dessa janela, e só ele poderá te "ouvir", os outros jogadores não te ouvirão. É possível duas ou mais pessoas falarem com o mesmo NPC ao mesmo tempo, mas cada uma terá a sua própria janela de conversa com ele. Para finalizar a conversa, diga "bye" ao NPC.



Lembre-se de que os NPCs não são pessoas de verdade, eles são controlados pelo computador, assim não espere poder conversar com eles do mesmo jeito com que uma pessoa real. Os NPCs respondem a certas palavras chaves. Em alguns casos essas palavras estão marcadas em um tom mais escuro de azul para você perceber, em outros casos você tem de deduzir o que dizer. Mas não se preocupe muito com isso agora, já que no começo as coisas são bem facilitadas para você :).
Nunca se esqueça: para iniciar uma conversa com um NPC diga "hi" ou "hello", você vai precisar muito disso durante a sua jornada! A conversa pode ser terminada dizendo bye.

3) Sua primeira tarefa (missão): Ao começar a sua conversa com Santiago, ele te dirá que é bom te ver passando por Rookgaard e te pergunta se você pode ajudá-lo. Responda "yes" (que é "sim" em Inglês). Ele vai te dizer que está tendo um problema com baratas (cockroaches, em Inglês) na casa, mas ele diz que parece que você precisa de algum equipamento antes e te pergunta se é isso mesmo. Responda "yes". Aí ele te diz para você ir até a casa dele, que fica aí do lado onde vocês estão, subir a escada, pegar um equipamento que está dentro de um baú e voltar para falar com ele. Então ele pergunta se está tudo bem, responda "yes".







O Quest Log é bem útil para saber quais quests você já completou com um certo personagem, saber em que ponto você parou ou se recordar do que tem de fazer caso tenha se esquecido.


        Nota: Não são todas as quests que são registradas no Quest Log, são apenas aquelas que você tem de fazer mais de uma coisa para completar ela. Por exemplo, uma quest que tudo o que você tem de fazer é abrir um báu não é registrada (a quest atual é uma exceção, só para você poder ver o Quest Log funcionando)


Agora, faça o que o Santiago te disse: vá até a casa dele, suba a escada e pegue o que há no baú. Para abrir um baú, ou qualquer outro local de armazenar itens, é necessário clicar com o botão direito do mouse nele e escolher "Open" (que é "abrir" em Inglês):




Você ganhou uma bag (sacola) com uma roupa dentro, a qual servirá como a sua primeira armadura! Para equipar um item, o processo é exatamente igual ao famoso "arrastar e soltar" coisas no seu computador: clique e segure o botão esquerdo do mouse no item, mova o mouse até o espaço do seu invertário onde ele deve ser equipado e então solte o botão do mouse.



Nota: Não se esqueça desse fácil processo de "arrastar e soltar", pois é com ele que você move os objetos dentro do jogo.

4) Batalhando: Depois volte até o Santiago e fale com ele (lembre-se, para começar uma conversa com um NPC diga "hi"). Ele te perguntará se você vestiu o casaco que encontrou, responda "yes" e então ele te dirá que agora é hora da parte divertida! Ele te pergunta se você está pronto para um pouco de ação, responda "yes". Então ele te explica que possui uma infestação de baratas no porão dele, e que precisã de alguém para ajudá-lo. Santiago te pergunta se você é esta pessoa corajosa, diga "yes". Ele diz que sabia que pode contar com você, então te dá uma arma para ajudar você.


Volte até a casa do Santiago, e dessa vez desca até o porão. Lá embaixo você não encontra nenhuma barata por enquanto, e está meio escuro. Talvez você encontre nesse baú do porão algo para ajudar a iluminar.



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